segunda-feira, 22 de novembro de 2010



Universidade Anhanguera-Uniderp
PROJETO “CRIANÇA NA COZINHA”
1. Identificação da Unidade Escolar:
Nome:
Escola Municipal Jamic Pólo e Extensões
Endereço:
Pedro Celestino BR-262
Bairro:
Zona Rural
Município:
TERENOS-MS
Telefone:
3246-1529
Estado:
MS
CEP:
79 190-000
Equipe pedagógica:
(Direção) Irenice Rodrigues
Título:
PROJETO “CRIANÇA NA COZINHA”
Natureza:
Incentivar as crianças a frenquentarem a cozinha.   
Público Alvo:
Crianças do 3º Ano “A”
Estimativa de Participantes:
Estagiário (a): 01
Professores: 01
Técnicos da cozinha: cinco
Equipe de Elaboração e Execução:
Acadêmica: Daiana Santos Santana

Início:
Outubro
Término:
Outubro
Carga Horária Total:
28h/a           
JUSTIFICATIVA:

Criança na cozinha? Por que não?
Alem de uma experiência é muito divertida, a atividade contribui para o processo de desenvolvimento infantil, ao trabalharmos com crianças da educação infantil quanto do ensino fundamental, é necessário um cuidado com estas crianças é onde que tudo começa, a criança precisa ter um contato direto com a cozinha e seus diversos aspectos.
Pra apresentar as crianças ás propriedades de cada alimento, á importância de uma refeição balanceada, cuidados preventivos e quais procedimentos para a higiene que é tão essencial na cozinha, é preciso que ela tenha contato com este local, para que aos poucos vai se adaptando e quem sabe goste da idéia e comece a ajudar sua mãe em pequenos serviços.
   Por isso pensei em elaborar este projeto, com a intenção de realizar atividades práticas com alunos da escola, trabalhando a receita de varias formas e incluindo vários tipos de receitas de diversas regiões.
Por que trabalhar com receita?
A receita é um gênero que possui forte apelo cultural. Ë comum às pessoas passarem receitas umas às outras. Se as receitas são passadas oralmente, poderíamos então nos perguntar: por que trabalhar com receitas escritas? Em primeiro lugar, porque dessa forma pode-se ampliar ainda mais o repertório de possibilidades culinárias, pois só sabemos de cor aquelas receitas que fazemos freqüentemente. Além disso, possibilita uma maior autonomia para as pessoas que cozinham.
Mas a justificativa mais importante que sustenta o trabalho com receitas nos anos iniciais do ensino fundamental é o fato de que se trata de um gênero que já é trabalhado na escola por apresentar uma estrutura menos complexa que os outros e que compartilha de certas propriedades de outros gêneros do discurso (como instrução de jogo, instrução de montagem, bula de remédio, regulamento, leis, etc. e até mesmo a constituição). A idéia, então, é começar por um gênero que seja menos complexo para que, nos outros anos escolares, se possa trabalhar com gêneros mais complexos que partilhem de semelhanças com as receitas.
Assim cada criança poderá também compartilhar suas receitas com outros colegas não de classe, mas também de fora.


Geral:
·         Fazer com que o aluno aprenda preparar comidas a partir da leitura de receitas.

Específicos:

  • Desenvolver noções de organização e padronização do local;
  • Interpretação das receitas;
  • Desenvolver a atenção e concentração;
  • Aplicar os conceitos básicos da matemática e português;
  • Fazer com que a criança aprenda a medir.
  • Proporcionar atividades que justifique a importância de vitaminas, fibras, proteínas, etc.

Conteúdo:
Matemática: medidas de capacidade, medida de massa e medida de volume, validade dos alimentos, valor monetário.
Português: produção de texto sobre o assunto trabalhado.
Ciências: alimentação saudável e higienização dos alimentos.
De acordo com os conteúdos envolvidos, será apresentado para as crianças procedimentos que iram ajudá-los afazerem uma boa interpretação de receitas, já na matemática, apresentar uma balança para pesarem os ingredientes e terem noção de medidas, diferenciarem o significado de uma colher de sopa de café e de chá. No conteúdo de ciências será apresentado os métodos de alimentação e higiene.
Metodologia:
·         Divisão por equipes de acordo com o número de alunos;
·         Pesquisa de alimentos por equipe (Internet, entrevistas, o próprio cardápio cozinha da escola, etc.);
·         Exposição da pesquisa realizada;
·         Oficina pratica para confeccionarem um livro receitas contendo diversas comidas típica;
·         Culminância: exposição das atividades realizadas do projeto.


Programação:
30.09.10 - (4 hr/a) Apresentação do projeto
Início: 07h00min às 11h00min
Local: Escola Jamic Pólo e Extensões

1) O presente projeto será apresentado por meio de data show com slides informativos, mostrando a importancia de inserir a criança na cozinha, apresentando também diversas receitas de comidas tipicas do estado.
Em seguida sera apresentado imagens de comidas para que possam identificar o  produto de que estamos falando.
Após a apresentação do projeto, todos serão levados para a sala de informatica e depois para a biblioteca para pesquisarem receitas para que possamos construir o nosso livro de receitas.

01.10.10 - (4hr/a) visita na cozinha da escola.
Início: 07h00min às 11h00min
Local: Escola Jamic Pólo e Extensões
 
 Cada grupo irão elaborar três questões para entrevistar a chefe da cozinha, após intrevista. Apresentar o espaço da cozinha e seus utencilios.
 Em seguida iremos fazer uma visita no local onde são armazenado os alimentos, para verificarmos de que maneira eles  são guardados.
Depois separar as vasilhas que serão necessarias para o preparo da receita:”sanduiche natural”

06.10.10 - (4hr/a) Confeccão do livro de receita.
Início: 07:00 às 11:00
Local: Escola Jamic Pól

3)  Elaborar um livro receita, com todas as receitas pesquisadas  e trazidas de casa pelos alunos. Cada grupo irá ficar responsável por cada parte do livro. O livro será apresentado da seguinte forma: capa, contra capa, indice, introdução, identificação do alunos, da professora e do estagiário, sendo que a primeira parte irá conter: comidas tipicas da nossa região, e a segunda parte comidas de outras regiões e alimentos saudáveis.
Materiais que serão utilizados:

·         Receitas tipicas;
·         Folhas sulfites;
·         Papel cartão;
·         EVA;
·         Tesoura, cola quente;
·         Canetinhas, lápiz de cor;
·         Fitas de ceti;
·         Tinta guache;
·         Velcro.

08.10.10 - (4hr/a) apresentação de um filme.
Inicio:07:00 ás 11:00
Local: Escola Jamic Pólo
Aula lá fora parte 1
ALIMENTAÇÃO
Video TV escola, Secretaria de Educação a Distância
DVD escola, Escola/Educação
Ministerio da Educação
www.mec.gov.br

20.10.10 - (4ha/a) execução de um sanduiche natural.
Início:07:00 às 11:00
Local: Escola Jamic Pólo

5) O estagiário juntamente com o professor e alunos, irão fazer um sanduiche natural na sala de aula usando tais ingredientes:
  • 100 fatias de pão;
  • Atum;
  • Maionese;
  • Cenoura;
  • Cebola;
  • Sal a gosto;
  • Mussarela.
  • Salsinha.
Recursos da cozinha que seram utilizados:
  • Talheres;
  • Formas,
  • Ralo;
  • Copos;
  • Touca, avental e luvas;
  • Pratos.
  • Papel guardanapo.
Após o termino da receita, todos irão lavar o que foi utilizado da cozinha, e deixar o local arrumado.
Avaliação:

A avaliação será feita através da participação e elaboração das atividades.

Recursos:
Materiais/Equipamentos Permanentes:
1- Materiais e Equipamentos Permanentes:
- Câmera fotográfica;
- Computador;
- Projetor Multimídia;
- Caixas de Som;
- Televisão.


Referências:
Livro: alimenta-se bem -100 receitas econômicas e nutritiva-edição especial-sesi 2007.
 www.mec.gov.br

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