segunda-feira, 22 de novembro de 2010


          Universidade Anhanguera-Uniderp
Construir Um Novo Olhar na Educação no Campo
1. Identificação da Unidade Escolar:
Nome:
Escola Municipal Jamic Pólo e Extensões
Endereço:
Pedro Celestino BR-262
Bairro:
Zona Rural
Município:
Terenos
Telefone:
3246-1529
Estado:
MS
CEP:
79 190-000
Equipe pedagógica:
(Direção) Irenice Rodrigues
(Coordenação) César Glagau
Título:
Construir Um Novo Olhar na Educação no Campo
Natureza:
Formação de Professores                      
Público Alvo:
Professores
Estimativa de Participantes:
Professores: 10
Técnicos administrativos: 5
Equipe de Elaboração e Execução:
(Coordenadora)
Daiana

Início:
Maio
Término:
Junho
Carga Horária Total:
20h/a           
Justificativa:

Pensar no tema Educação no Campo, é pensar na cultura que deve ser resgatada, pois, a mesma está se perdendo por encontrar dificuldades no processo de ensino aprendizagem.
            Entendemos por cultura: “Todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, artes, moral, lei, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade” (Edward Tylor, Cultura Primitiva, 1871).
            Sendo assim, o professor deve trazer de volta os aspectos culturais dessa área, trabalhar com o tema diversidade na sala de aula para proporcionar ao aluno o respeito das diferenças pelas outras pessoas, nesse sentido: “Diversidade diz respeito á variedade e convivência de idéias, características ou elementos entre si em determinados assuntos, situação ou ambiente.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Diversidade), então cultura e diversidade são elementos indissociáveis que precisam caminhar juntos.
Podemos afirmar que o presente projeto encontra justificativa na crescente necessidade de conhecimento dos avanços e possíveis retrocessos nas políticas educativas e nos processos de educação, em especial na Educação no Campo, nos seus obstáculos estruturais, nas suas propostas pedagógicas específicas, na capacitação docente coerente, democrática, ativa, crítica, criativa, inclusiva e contextualizada com a realidade da criança no campo, ou seja, o professor não deve se acomodar diante da situação em que é vivido na realidade, ele precisa buscar o novo, o desconhecido, procurar pensar em ações no presente para alcançar melhorias no futuro.
            A população do campo vem sendo submetida à precariedade sociocultural, decorrendo do desamparo e por conseqüência, essa população se reflete nos altos índices de analfabetismo.
            É necessário ampliar as discussões sobre educação no campo com os diversos ministros, diferentes órgãos públicos, movimentos sociais e organizações não-governamentais, com vistas à formulação e a implementação de políticas de educação, e de desenvolvimento sustentável no campo.
            A educação no campo é vista como uma ação estratégica para a emancipação e cidadania de todos os sujeitos que vivem no campo, colaborando com a formação das crianças, jovens e adultos, para o desenvolvimento sustentável regional e nacional.
            A autora do livro A Educação Rural no Brasil, Claudia Souza Passador, doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP), diz que:
 “A maioria das escolas estigmatizam o agricultor. As crianças são levadas a pensar que trabalhar na roça é para quem não tem estudo. Um erro. O conhecimento é útil em todas as áreas. O Brasil, especialmente, precisa de pessoas bem formadas para esse setor, porque 80% dos municípios tem uma economia rural.”(Revista Nova Escola: Salvação da Lavoura, edição 225, setembro de 2009).

            A educação isoladamente pode não resolver os problemas do campo e da sociedade, mas é um dos caminhos para a promoção da inclusão social, apontada como prioridade no resgate dessa população. Para que isso ocorra, o educador precisa conhecer a realidade que o aluno apresenta na sociedade.
                                       Segundo a LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica, em seu art. 28:
“Na oferta da Educação Básica para a população rural, os sistemas de ensino proverão as adaptações necessárias à sua adequação, à peculiaridade da vida rural e de cada região, especialmente: conteúdos curriculares e metodologia apropriada às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural, organização escolar própria, incluindo a adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas, adequação à natureza do trabalho na zona rural”.

            Afirmamos também como justificativa a nítida necessidade de divulgação do material pesquisado, apresentando ao término do presente projeto de forma fundamentada, por meio da pesquisa e do contato presencial in locco, todas as características e necessidades apontadas anteriormente, levando em consideração que a produção científica e a assunção de novas posturas diante da realidade abordada não é uma carência puramente acadêmica, vinculada somente à formação de futuros profissionais da educação, na verdade é também uma carência de conhecimento da sociedade em todas as suas esferas, dos docentes atuantes, da comunidade e enfim, do cidadão.


Objetivos:
Geral:

-Conhecer de forma mais ampla o contexto que se dá a educação do campo para que as informações se convertam em ações que beneficiem os conhecimentos dos professores.
Específicos:
- Divulgar o tema Educação no Campo;
- Informar a partir dos conhecimentos prévios dos professores;
- Sensibilizar os professores a respeito dos conteúdos específicos;
- Englobar o tema cultura e diversidade para expansão de conhecimentos;
- Possibilitar discussões, soluções, sobre os obstáculos na educação no campo.
Metodologia:
       Por meio da observação realizada na escola municipal Jamic PóLo e Extensões, iniciamos nosso projeto na Educação no Campo com base em um questionário com os professores desta instituição, que levou ao nosso tema: Construir um novo olha na Educação no Campo
      Organizamos cinco atividades para ser trabalhados com os professores, a fim de desenvolver um posicionamento mais crítico em relação à formação dos educandos.
      As atividades serão realizadas na escola no período de cinco dias:
      A primeira atividade será realizada uma dinâmica que apresenta como tema: “Quem sou Eu?” Para reflexão do conhecimento profissional.

      Na segunda atividade será ministrada uma palestra sobre a Educação no Campo com professor Doutor Gilberto Luiz Alves.
      Na atividade seguinte será proposta a elaboração de um projeto que trabalhará cultura e diversidade com base em pesquisas feitas com alunos e  suas necessidades.
      Na quarta atividade será apresentado aos educadores um vídeo com o pronunciamento do Coordenador geral da Educação no Campo do Ministério da Educação e Cultura, Antônio Morangon.
      E para finalizar os educadores participantes do presente projeto produzirão um texto sobre a Educação no Campo, de acordo com seu conhecimento e seu aprendizado sobre o tema.

Programação:
07.06.10 - (2 hr/a) Dinâmica sobre o conhecimento profissional.
Início: 08:00 às 10:00
Local: Escola Jamic Pólo e Extensões

1)Será realizada  uma dinâmica direcionada aos educadores com o seguinte título: QUEM SOU EU?

Objetivo: Motivar os participantes a refletir sobre a sua formação

a- Cada um escreverá em uma ficha preestabelecida sobre o que pretende com a sua profissão r
espondendo a perguntas como:

-Quem sou eu?
-O que quero com minha formação?
-Quais são
as minhas metas, meus objetivos e ilusões?
-Quais meus limites?
-Como atuo para chegar ao meu sonho?

b-Terminada a reflexão pessoal, iremos socializar os resultados das diferentes idéias.

08.06.10 - (2hr/a) Palestra com Prof. Dr. Gilberto Luiz Alves , com o tema:    Educação  no  Campo
Início: 09:00 às 11:00
Local: Escola Jamic Pólo e Extensões

 
2) Será realizada uma palestra com o Professor Doutor Gilberto Luiz Alves direcionada aos educadores, trabalhando com o tema: Educação no Campo.

a-
Serão abordados alguns aspectos da Educação no Campo como:

- Dados Comparativos de avanços e retrocessos
- Principais problemas estruturais
- Desafios do educador
- Perspectivas de evolução

09.06.10 - (2hr/a) Projeto pedagógico na área da educação do campo.
Início: 13:00 às 15:00
Local: Escola Jamic Pólo

3)  Elaboração de um projeto pedagógico para trabalhar cultura e diversidade dentro da sala de aula com base em pesquisas feitas com os alunos e suas necessidades.

10.06.10 - (2hr/a) Apresentação de Vídeo e Discussão Dirigida:
Coordenador Geral de Educação no Campo/MEC - Antônio Morangon 
      
Início: 15:00 às 17:00
Local: Escola Jamic Pólo
 
4) Será apresentado aos educadores um vídeo com o pronunciamento do Coordenador Geral de Educação no Campo do Ministério da Educação e Cultura, Antônio Morangon.

a- Será realizado um exercício de reflexão sobre as peculiaridades da Educação no Campo por meio de uma discussão dirigida e participativa.
 
 Fonte do vídeo:
 Sítio Eletrônico -http://www.youtube.com/watch?v=XeI8jlgoCpg

11.06.10 - (2ha/a) Produção de Texto dos educadores.
Início: 08:00 às 10:00
Local: Escola Jamic Pólo

5) Os educadores participantes do presente projeto produzirão um texto  sobre a Educação no Campo, de acordo com seu conhecimento e seu aprendizado sobre o tema.

a- Expor as idéias, problemas enfrentados e possíveis soluções para esta temática.

Avaliação:

A avaliação será feita através de um questionário anexo.

        Outra avaliação será a freqüência dos educadores envolvidos no projeto, realizada através de uma ficha contendo a assinatura dos professores.

Recursos:
Materiais/Equipamentos Permanentes:
1- Materiais e Equipamentos Permanentes:
- Câmera fotográfica
- Tela de projeção
- Computador
- Projetor Multimídia
- Caixas de Som
- Microfone
2- Materiais/Consumo:
- Folhas de Papel A4
- Canetas esferográficas azuis
- Cartuchos de Tinta para Impressora Ink-Jet
Referências:
- Oliveira, Juliana Andrade.  O trabalho dos professores na educação básica em Mato Grosso do Sul / Juliana Andrade Oliveira, José Carlos Pesente, Leda Leal Ferreira. – São Paulo: Fundacentro, 2009.
- Lei de Diretrizes e Bases.
- Salvação da Lavoura, edição: 225, Setembro de 2009.
- Edward Tylor, Cultura Primitiva, 1871.
Complementar:

Aprovação do projeto:
Campo Grande________ de ____________ de 2010.

__________________________
Coordenadora do Projeto   

































QUESTIONÁRIO DE PESQUISA

1) Como os professores definem cultura?

2) Como o professor trabalha a diversidade dentro da escola?

3) Qual é o seu conceito com relação a educação no campo?

4) Existe uma expectativa de mudança com essa educação?

5) O que você sente de diferente em se relacionar com as crianças do campo?

6) Existe um planejamento diferenciado em relação ao ensino na educação do campo e na educação urbana?

7) Há diferença no aprendizado em relação as crianças?

8) Como são abordados as datas comemorativas?

9) O município oferece transporte para os professores e para os alunos
chegarem até a escola? É de boa qualidade? E um só é suficiente?

10) Há professores suficientes para atender as necessidades dessas crianças?

11) Quando o aluno não consegue chegar a escola, devido as interpéries, o professor depois retoma as aulas com ela ou ele tem que ir atrás sozinho?

12) Como é tratado o assunto da sexualidade dentro da sala de aula?

13) Como a escola trabalha a inclusão social?

14) Há crianças que precisam de um cuidado maior?

16) Os professores trabalham os temas transversais dentro da sala de aula?

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