quinta-feira, 18 de novembro de 2010

educação com atividades de movimentos

Vedovatto, F. & Mello, A. Quietas e caladas: as atividades de movimentos com as crianças na Educação Infantil. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.02, v.25, agosto 2009. Disponível em: dijnane@ig.com.be e mmello@ufscar.br e maré@terra.com.br

[1]O presente artigo tem por objetivo discutir e identificar na rotina diária de uma creche do município de São Carlos, as atividades de Movimentos promovidas pelas profissionais que atuam com crianças pequenas. Sob a perspectiva da teoria Histórico-Cultural de Vigotski, cuja concepção de desenvolvimento infantil prioriza a cultura e a atividade mediada de professores, como determinantes nas aprendizagens e no desenvolvimento infantil. Um dos principais problemas na que foi encontrado na Educação Infantil é que estão tornando a escolarização das crianças mais difícil, onde acabara refletindo em uma imposição de posturas e movimentos no seu corpo, impedindo-as de brincar, que é essencialmente uma das atividades mais importantes nesta faixa etária, pois por meio dela, a criança aprende e se desenvolve.  Segundo as pesquisas feitas, as professoras da creche têm experiência de trabalho com crianças, mas falta-lhes o conhecimento de como trabalhar atividades educativas com Movimento, e, portanto, priorizam a manutenção das crianças em situação de Não-Movimento. O Não-Movimento, ou seja, a concepção que as educadoras têm de manter as crianças quietas e caladas, por permanecerem na creche muito tempo isso se refere exclusivamente a alimentar, garantir a higiene e o descanso, sendo assim acaba não oferecendo atividades diferenciadas, tudo isto se revela a falta de organização do tempo de que dispõem. Não é bem assim, o papel das profissionais da Educação Infantil é de responder as exigências das crianças sem que caia no extremo assistencialista ou escolarizante. Durante toda pesquisa feita na creche, ficou constatado que precisa-se de extrema urgência renovar os cursos de formação inicial e os cursos continuados que são oferecidos para professores da Educação Infantil. As atividades de movimentos tais como: brincadeiras dirigidas, danças, dramatização, etc. para crianças pequenas são de fundamental importância para o seu desenvolvimento, por meio delas a criança não desenvolve somente o motor, mas também o estará relacionando-se com resolução de problemas, questionamentos, demonstrando sua criatividade, memória, atenção durante as brincadeiras e abstração, retendo apenas as informações que são relevantes para um propósito particular no momento das brincadeiras. No entanto o ensino de brincadeiras com movimentos deve guiar as crianças para que ocorra o desenvolvimento de novas habilidades, sem que os professores imponha limites durante as atividades.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário